segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Amor versus Ódio

Quem de nós não esteve apaixonado?
É uma das perguntas que todas as pessoas acima d 18 anos não consegue desmentir.
A paixão é algo, penso seu, genético ao ser humano. Todos nós nos apaixonamos um vez n vida. Olhámos par alguém e era, pelo menos, perfeita. Nada de errado tinha na sua fisionomia, gestos, atitudes carácter. Era feita de propósito pra nós. Essa sensação é necessária e obrigatória para nos fazer crescer.
Em primeiro lugar, porque a vida tem muito mais interesse se for pensada como um conto de fadas e não como algo cinzento, em vários tons, que la é na realidade.
Em segundo lugar, porque é necessário que, num certo dia, percebemos que o objecto do nosso amor, não só não é perfeito, como nem sequer foi feito para nós.Ai, crescemos. Tornamo-nos mais desconfiados e egoístas e um pouco egocêntricos. Crescemos para estarmos mais de acordo com esta sociedades.
No entanto, junto deste sentimento chamado paixão existe outro sentimento, muitas vezes que se segue a este - o Ódio.
Só quem nunca se divorciou pode desmentir esta verdade absoluta.
Muitas vezes nem o sentimento Amor passa pelos sentidos dos sujeitos. Da paixão um dos sujeitos passa para o ódio. São dois sentimentos muito pouco racionais pois o objecto da paixão não é perfeito bem como o objecto do ódio não é totalmente imperfeito.
Mas são dois sentimentos que o ser humano precisa para ter alguma paz de espírito, ou sendo mas racional, lago que o cérebro precisa para continuar a funcionar em condições.

Nenhum comentário: