segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Aniversário


Hoje dia do aniversário e só me vem à cabeça a poesia de Ávaro de Campos:


"No TEMPO em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu era feliz e ninguém estava morto.
Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,
E a alegria de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer.

No TEMPO em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma,
De ser inteligente para entre a família,
E de não ter as esperanças que os outros tinham por mim.
Quando vim a ter esperanças, já não sabia ter esperanças.
Quando vim a olhar para a vida, perdera o sentido da vida.

Sim, o que fui de suposto a mim-mesmo,
O que fui de coração e parentesco.
O que fui de serões de meia-província,
O que fui de amarem-me e eu ser menino,
O que fui — ai, meu Deus!, o que só hoje sei que fui...
A que distância!...
(Nem o acho...)
O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!

(…)
Pára, meu coração!
Não penses! Deixa o pensar na cabeça!
Ó meu Deus, meu Deus, meu Deus!
Hoje já não faço anos.
Duro.
Somam-se-me dias.
Serei velho quando o for.
Mais nada.
Raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!...

O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!..."

2 comentários:

Catarino disse...

PARABENS HELDER! N deves ter pensamentos desses! Isso parece pensamento à cota! Coisa q tu certamente n és. ;) belivie me!!!

Um abraçao ;)

P.M. disse...

Meu caro amigo... primeiramente gostaria de te felicitar por mais um aniversário! São pouco ainda os anos que viveste... Faltam te viver ainda muito mais anos do que aqueles que viveste até agora! Desejo te as maiores felicidades pessoais e todo o sucesso profissional que tanto mereces. tens vindo a mostrar que és uma pessoa extremamente capaz de alcançar os teus sonhos e objectivos.
Em segundo lugar e no seguimento do comentário do catarino, deixa te de tretas quanto à ideia de velhice...não és assim e por isso mesmo não transpareças algo que não és!!!!! Mantém essa vivacidade, essa juventude que demonstras ter bem assente na tua personalidade e verás que a vida não é tão má assim após a casa dos 30.
Um abraço deste amigo não de sempre mas para sempre...(podes contar com isso)
P.M.